O mundo tem assistido o crescente surgimento, e consequentemente o interesse, por Large Language Models (sigla LLM), ou, em português “Modelos Grandes de Linguagem”, que são grandes, gigantescos, depósitos de textos, imagens, áudios, vídeos e outras produções. Eu ia escrever produções humanas, mas, ao se colocar lá, por exemplo, uma foto de um tornado, a foto é produção humana, mas o tornado, entendo eu, da Natureza. Então, eu diria que qualquer coisa pode ser inserida em uma LLM.
Para quem gosta de história antiga, uma LLM poderia ser comparada à Biblioteca de Alexandria, criada, segundo os registros, no início do Século III A.C. pelos egípcios, para guardar obras, imagino que escritas e talvez desenhadas, de grandes pensadores e filósofos da época, como Homero, Sócrates – alguns dizem que ele não escrevia nada do que pensava, só falava, e Platão, um dos seus discípulos.
A comparação termina por aqui, pois, diferentemente da de Alexandria, uma, e qualquer uma, LLM existe não só para guardar, mas também para aprender com seu conteúdo, e com isso, contribuir com seu gigante conhecimento.
M
One response to “Uma LLM para chamar de sua!”
Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
Commenter avatars come from Gravatar.